domingo, 28 de abril de 2013

Românico séculos XI a XIII


Idade Média –  Séculos V a  XIV
Românico séculos XI a  XIII

Ao longo dos tempos primitivos a Europa foi, sucessivamente, palco de movimentos de migração de povos que a foram moldando em diferentes estádios civilizacionais. Nos primeiros séculos DC  diferenciou-se em núcleos populacionais  que irão dar origem  aos reinos antecessores dos países europeus.

Ao chegar ao fim do primeiro milénio a estrutura social e económica tinha por base as relações feudais. A nobreza era proprietária de grande parte dos terrenos agrícolas e concedia aos servos o direito de as cultivar e habitar  mediante o pagamento de uma renda na forma de trabalho, géneros ou moeda. Em troca, os servos recebiam protecção económica e militar. Foi uma época de guerras em que a vida se desenrolava em torno dos castelos e mosteiros. Vivia-se numa grande insegurança, os homens viraram-se para Deus e a Igreja era a detentora de grande  poder .

  A arte , essencialmente representada pela arquitectura, reflecte a insegurança dos tempos e as muitas igrejas e mosteiros que se edificam são verdadeiras fortalezas com grossas paredes e poucas aberturas.

O sistema feudal acentua as diferenças sociais no vestuário, não propriamente nas formas que eram simples e muito semelhantes para todos, mas sim nos tecidos e nas cores.

Basicamente os homens vestiam uma túnica, habitualmente com cinto e calças compridas . Usavam uma  espécie de camisa interior e cobriam-se com um manto fechado no pescoço com uma fivela ou fitas. As mulheres  usavam sobre a camisa interior longa uma túnica mais curta e de mangas amplas e cobriam os cabelos com toucados de pano.

Sem comentários:

Enviar um comentário