domingo, 24 de fevereiro de 2013

Neolítico – 3000-1000AC


Aos poucos foi acontecendo um aquecimento natural da terra e tornou-se possível viver fora das cavernas.
Os homens começaram a construir pequenos abrigos e fixaram-se num lugar; perceberam que se deitassem uma semente à terra crescia uma planta, constataram que existiam animais mais dóceis que podiam utilizar para tornar a sua vida mais fácil, devieram pastores e agricultores.
Aperfeiçoaram os seus utensílios, descobriram novas formas de tratar as peles utilizando-as sem os pelos e tingindo-as de várias cores usando plantas e algas marinhas.
As suas artes tornaram-se mais elaboradas, inventaram a cerâmica, a roda e os pequenos barcos que os transportavam, sobretudo ao  longo dos rios.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

No tempo das cavernas

Algures entre  600.000AC e 3000 AC

A vida era então muito diferente da vida de hoje.

Assim que nascia o sol os homens saíam da caverna onde se abrigavam para passar a noite.

Caçavam, recolhiam frutos, plantas e sementes para comer. 

Saciada a fome, podiam se dedicar a outras coisas; fabricavam armas para caçar e utensílios em pedra e osso. Entrelaçavam plantas para fazer recipientes com diversos fins e com as peles dos animais faziam as roupas com que se protegiam do frio nos invernos glaciares.

A princípio limitavam-se a amarrar as peles, mais tarde inventaram a agulha e começaram a coser as suas roupas. Usavam as fibras vegetais e os tendões dos grandes animais como linha e a forma utilizada partia da forma do corpo do animal.

Gravavam formas geométricas nos utensílios, esculpiam pequenas figuras humanas e desenhavam animais e homens nas paredes das cavernas provavelmente como parte de rituais mágicos.